Uma das grandes tradições do Réveillon é a queima de fogos de artifícios, mas esse momento de alegria e comemoração pode ser assustador para alguns animais. Os cães e gatos possuem a audição mais sensível que os humanos, por isso alguns animais ficam apavorados e estressados com a queima de fogos. Nesse período podem apresentar agitação, palpitações, náuseas e vômitos. Além desses sinais, a separação prolongada entre o cão e seu dono pode causar a Síndrome da Ansiedade de Separação (SAS), onde o cão manifesta mudanças comportamentais, como destruição de objetos, vocalização intensa, perda de apetite e fazem as fezes e urina em locais inadequados. Para evitar esses comportamentos e deixar seu parceiro mais calmo na hora da virada seguem algumas dicas.
- Se possível deixe seu pet em locais familiares mais afastados da queima de fogos. Caso não seja possível acostume seu pet a ouvir sons mais altos, coloque uma música e aumente gradativamente durante o dia, assim o barulho dos fogos a noite não vai assusta-lo tanto.
- Certifique-se que o ambiente onde ele vai ficar é seguro e escuro.
- Cães se sentem protegidos em ambientes familiares e mais escuros. Caso tenha gatos deixe algum objeto que ele possa entrar para se esconder, como caixas ou tocas.
- Não deixe objetos que possam machucar por perto, evite deixá-los perto de janelas, portões, fogo e presos por cordas. Alguns animais acabam fugindo, podem ficar perdidos e feridos.
- Use coletes de segurança para que eles se sintam mais protegidos.
- Protetores auriculares e florais podem ajudar a acalmar seu amigo durante as festas, de preferência use algodões para tampar os ouvidos e siga atentamente as instruções de uso dos florais.
Vai viajar no final do ano? Não deixe seu pet sozinho! Os animais precisam de cuidados especiais e atenção durante esse período. Procure deixá-los em hotéis para animais, muitos possuem pessoas treinadas que cuidarão muito bem do seu amigo. Se não puder, tente deixa-lo com algum conhecido que cuidará bem dele enquanto você estiver viajando. Assim, você e seu camarada terão uma boa noite de ano novo! A BIOFARM deseja a todos um próspero Ano Novo! Médica Veterinária Sabrina Nathália Louzada Nogueira.